Tudo sobre Skin Care // Truques e dicas // A pele parte I.

By Sandra Matias - maio 25, 2019

Hey Thirties.

Em primeiro muito obrigada pelos votos positivos acerca deste post no meu insta histories.
Já há um bom tempo que ando a formular este post, tem sido com base nos meus conhecimentos, e também em conhecimentos adquiridos em formações e masterclass.
A nossa pele para além de ser o maior órgão do corpo humano, também é um grande protector do organismo, protege contra a acção dos agentes externos, é bastante sensível ás variações ambientais, como o calor e o frio.
A pele é como um espelho que reflecte a nossa saúde, estilo de vida, heranças genéticas e até mesmo o nosso amor próprio.
Daí ser muito importante mantê-la saudável.
A sua maciez, brilho e cor mostram muito o nosso bem-estar e condições físicas do corpo.

Temos vários factores  importantes na pele.
1ª Condições da pele.
2ª Desequilibro da pele.
3º Renovação celular.

E por aí fora.


 (imagem retirada do google)

Hoje com este post, trago-vos a forma correcta para fazer a higienização e / ou limpeza de pele de forma correcta.

Cuidar da nossa pele é algo agradável, cuidar sempre um pouco cada dia, torna a nossa pele bonita e extremamente mimada.
Sabemos que, os agentes externos sendo como inimigos da pele são alguns factores importantes que prejudicam a saúde e a beleza da pele e dos nossos cabelos. 
Para isso, um tratamento de skin care correcto irá ajudar-nos muitos a manter-nos protegidos conta as acções externas.
Limpeza

A limpeza tem como finalidade remover as impurezas da pele, tais como, resíduos de maquilhagem, excesso de oleosidade, poluição, etc...
Utilizando um nome técnico, dá-se o nome de higienização da pele, porque tem como finalidade higienizar e remover todas as impurezas e sujidade da pele.

Começando pela ordem da limpeza de pele.

O que vou colocar aqui é o que eu faço, desenvolvi técnicas atrás de técnicas para conseguir uma limpeza extrema na pele, e acreditem tenho visto imensos resultados, não só em mim mas nas pessoas que recorrem a mim para um melhoramento de pele significativo.

1º Água micelar

A minha água micelar de eleição é a MicellAIR Skin Breathe Professional da Nivea, foi por influência da nossa Diana Costa.
É uma solução micelar que remove a maquilhagem à prova de água e impurezas, sendo que todas as águas micelares são um detergente de remoção de impurezas, os ingredientes falam por elas, poderei fazer um post específico sobre as águas micelares, os seus componentes e tudo o que tenha a ver com elas, vocês mandam.
Este é o meu primeiro passo, retirar toda a maquilhagem e impurezas com água micelar, que depois com uma toalha de remoção de maquilhagem ou um pequeno turco, passo abundantemente por água e retiro da minha face.


(Foto da minha autoria)

2º Gel de limpeza

O uso do gel de limpeza, para mim é sagrado, pois irá remover e dar a finalização ao que a água micelar não deu.
Por mais boa que seja a água micelar, e esta é uma delas que uso non stop, fica sempre vestígios de algo.
O meu gel de eleição dos milhentos que tenho é o Pure talk micelar solucion da Diadermine.
O primeiro gel destes que tive, saiu numa revista, foi paixão à primeira vista, porque a formula não agressiva e aquela limpeza profunda que ele proporciona é algo de outro mundo.
Então, após ter feito o passo um, molho a minha face e passo pequenas partes do gel, agora aqui podem ou utilizar os dedos para auxiliar a limpeza, ou com uma esponja de esfoliação, passar em todo o rosto, limpam e massajam ao mesmo tempo, eu normalmente faço com a esponja de esfoliação.
Após estar 1 minuto a massajar, com a toalha de desmaquilhar ou o turco molhado, retiro do meu rosto, sempre passando por água para não ficar vestígios de detergente no rosto.


  (Foto da minha autoria)

3º Esfoliação

A esfoliação é muito importante, remover todas as células mortas e tem benefícios maravilhosos para a nossa pele.
Eu faço a aplicação normal, mas utilizo um pincel próprio para esfoliar, um kit que foi recomendado na masterclass profissional de noiva que fiz no Estúdio de Maquilhagem com a Mariana Casanova.
Após a esfoliação, removo com a toalha desmaquilhante ou o turco molhado, não esquecendo de passar sempre por água para nada ficar no nosso rosto.
O meu esfoliante de eleição é The Ritual of Namasté da marca Rituals, ele uniformiza o tom de pele, não é um esfoliante agressivo, e deixa a pele um luxo puro.
A esfoliação faz se 1 ou 2 vezes por semana, eu gosto de fazer dia sim dia não, mas o correcto é 1 ou 2 vezes por semana, consoante a necessidade da pele.


(Foto da minha autoria)
Se fazerem estes três passos, vejam a diferença, visível e através do tacto.

4º Máscara facial

Feita a sua aplicação 1 ou 2 vezes por semana, as máscaras faciais são como um tratamento intensivo para a nossa pele, com propriedades únicas.
É uma mistura de ingredientes numa máscara só.
Eu não tenho aqui foto das minhas, mas tenho duas específicas, Time-Filler Mask da marca Filoga e a minha favorita de sempre Máscara facial de coco da marca Fancy Handy.
Costumo retirar a mascara facial, caso seja de retirar da pele, com a toalha desmaquilhante ou o turco molhado. 

Vamos deixar as tolhas, turcos e água arrumados por enquanto e passar à segunda fase da nossa limpeza de pele.

5º Leite de limpeza

O leite de limpeza, geralmente é suave e liquido, é utilizado para todo o tipo de pele, sendo que neste passo o objectivo aqui é preparar a pele, visto que fizemos uma boa limpeza de pele, e acreditem não vale passar este passo. 
O meu favorito e que uso non stop é The Ritual of Namasté da marca Rituals, é um leite de limpeza muito suave para a pele.

(Foto da minha autoria)

6º Tonificação da pele

A principal função do tónico é manter o equilíbrio do pH (oleosidade ou ressecamento), além de remover as impurezas, os últimos vestígios da limpeza, contraí os poros, activa a circulação e prepara a pele.
O meu tónico de eleição é The Ritual of Namasté da marca Rituals, o que costumo fazer ao aplicar o tónico, simples, coloco num algodão e vou fazendo um género de pressão no rosto, uma pressão suave, como se fosse pancadinhas leves.


(Foto da minha autoria)


7º Hidratação

Uma boa hidratação é tão importante quanto os passos anteriores.
Mas a escolha dos produtos certos é algo super importante, não se utiliza um creme para peles sensíveis numa pele mista, nem um creme para peles mistas numa pele seca.
Manter o teor hídrico (água na pele), sendo que numa temperatura normal de 17 a 20 graus a pele perde cerca de 500ml a 1000ml a cada 24 horas.
Daí a necessidade de a manter hidratada, pois actua como uma barreira anti-poluição.
O hidratante tem como objectivo hidratar internamente (absorção) a epiderme e as suas camadas mais profundas.
Uma pele desidratada tem um aspecto opaco e áspero, a mista a mais comum é oleosidade na zona T (Testa, nariz e queixo) e por aí fora...

Uma coisa é certa, preparando a pele com os passos anteriores tudo se torna mais fácil.

Aqui opto pelas necessidades da minha pele, ou no que as minhas clientes procuram, maior parte das minhas clientes são de peles mistas, tenho cerca de 10% com outro tipo de pele, no caso de outro tipo de pele, invisto em produtos travel size, porque fica mais económico e não perdemos produto caso acabe a validade.
Já em peles mistas tenho full size, e eles voam.
 No meu tratamento de skin care, tenho travel size.

Começando pelos séruns...

No mercado existem mil e um séruns, eu normalmente procuro um específico, água + ácido hialurónico.

Uma pele mista necessita de reposição de água bem como uma pele seca, uma pele desidratada, até mesmo uma pele normal.
Este sérum já tinha tido um bom feedback da Cristina Carinhas quando ele saiu no mercado, e depois vi a Mariana Casanova também a reforçar o feedback na masterclass profissional de noivas, duas pessoas muitos profissionais a partilharem a mesma opinião é para comprar mesmo.
E até hoje utilizo non stop e estou satisfeita com o resultado.
A aplicação é simples, normalmente aplico com pincel específico (irei fazer um post sobre esses pincéis), mas também podem aplicar com os dedos.

 (Foto da minha autoria)

      Continuando coma hidratação...

Os cremes são sem dúvida grandes aliados na pele.
Como expliquei em cima, normalmente procuro consoante a necessidade da minha pele ou da pele das minhas clientes, que é certo se ter um creme rico em vários componentes onde uma pele procura colagéno, elasticidade, firmeza, e não tendo esses benefícios estou a deitar dinheiro para o ar.
No meu skin care tenho dois, um de dia e outro de noite.

Dia: Elemis Pro-Collagen Marine Cream

Estou a falar de um anti-idade, que actua em linhas finas, um mito que as pessoas idealizam na sua cabeça é que os cremes tiram as rugas, mas não, os tratamentos estéticos talvez sim, mas um creme previne o aparecimento e minimiza as linhas finas, claro que forem fieis à rotina de cuidados de rosto irão notar uma pele muito mais saudável e bonita.
Falando do meu creme...
Este creme tem como benefícios Firmeza, suavidade e hidratação, dá para todo o tipo de pele, tendo em atenção a quantidade certa para cada tipo de pele.
Tem ingredientes poderosos de anti-envelhecimento, ideal para peles a partir dos 30 anos.
É uma pequena jóia anti-envelhecimento, vale cada cêntimo investido nele.

Noite: MonuSkin Night Renewal Complex

Sendo um creme específico para peles mistas, contém colagéno marinho e vitamina E.
Tem como função firmeza e suavidade, dando um conforto restaurador e alisante  à pele enquanto durmo.

Ambos são travel size.

(Foto da minha autoria)

Para as clientes...

Sou deveras fiel à marca Omorivicza, é uma marca dispendiosa é, mas tem todos os ingredientes que procuro para a pele das minhas clientes, é um dos melhores hidratantes que já tive e tenho ao longo de vários anos a fazer skin care.


(Foto da minha autoria)

Nunca esquecer o pescoço e decote...

Algumas pessoas não sabem, mas o pescoço e decote envelhe muito mais rápido que a nossa face.
Tenho um creme específico para tal, que dá para todo o tipo de peles.
Boob Tube + da marca Mio é o meu eleito, ele tem propriedades hidratantes, protectoras e uniformiza o tom de pele.
É um tratamento intensivo que recomendo muito.


  (Foto da minha autoria)

Para finalizar...

8º Água termal

Muitas pessoas ignoram o uso das águas termais, algo que é benéfico para a pele.
Não só refresca, como é um calmante para a pele.
Eu finalizo sempre o meu skin care com águas termais, pois mesmo que tenha uma pele mista, a minha pele também é muito reactiva, e é um grande auxiliar que tenho para prevenir que ela faça reacções menos positivas.

As duas águas termais que tenho são... 

1- Nativa Spa Terapia das águas termais da Boticário.
2- Eau Thermale Avène - Thermal Spring Water.



(Foto da minha autoria)

 Falando da 1.

A Terapia das águas termais da Nativa Spa Boticário, é uma água termal rica em minerais, remineralizando a pele, restabelecendo o seu equilíbrio e ameniza a vermelhidão.
Refrescando a pele e de efeito calmante.
É para ser utilizada diariamente, borrifando sob a pele e deixar actuar (absorção) durante 2 a 3 minutos.


(Foto da minha autoria)
    
Eau Thermal Spring Water Avène.

Nesta água termal já temos propriedades calmantes, anti-irritantes e suavidade, direccionada para peles sensíveis, hipersensíveis ou reactivas.

(Foto da minha autoria)

Eu utilizo as águas termais como finalizante de skin care.

Movimentos correctos para a aplicação dos produtos / Tratamento específico e cuidados de lábios...
Sairão num próximo post ;)

Gostarias de fazer um workshop de skin care aprofundado e saber tudo sobre o tema?
Entra em contacto, menciona o código 31bysandra e ganha 10% de desconto num futuro workshop.

Ainda não me segues nas minhas redes sociais?

Intagram: @sandramatiasmua 

Subscreve o blog e fica a par de todas as novidades <3
Até ao próximo post.

  

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments